SETEMBRO-AZUL--DOENÇA-DE-CHARCOT-MARIE-TOOTH-amigos-cadeirantes-04

MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA: DOENÇA DE CHARCOT MARIE TOOTH (CMT)

NEUROPATIA HEREDITÁRIA SENSITIVO-MOTORA.

A Doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia periférica hereditária, que afeta aproximadamente uma em cada 2.500 pessoas no mundo. É neurodegenerativa, podendo possuir uma evolução lenta e progressiva, dependendo de sua tipificação e variando de pessoa para pessoa.

Os sintomas são diversos e os mais característicos são: alterações e atrofias nos membros inferiores, causando diminuição/perda de sensibilidade, fraqueza muscular e perda de equilíbrio, o que provoca frequentes tropeços, torções e quedas, podendo chegar à incapacidade de se manter em pé. Pode atingir, também, os membros superiores, afetando a região do antebraço e das mãos, causando diminuição/perda de força e da coordenação motora fina.

SETEMBRO-AZUL--DOENÇA-DE-CHARCOT-MARIE-TOOTH-amigos-cadeirantes-03

Tendo em vista que, ainda, nos dias de hoje, em nosso país, as pessoas com CMT permanecem com dificuldades na realização de diagnóstico, atendimento especializado e tratamento nos setores público e privado, faz-se urgente ações que envolvam alertar e informar sobre sintomas, características físicas e as dificuldades enfrentadas na vida diária em função da gravidade de cada caso.

SETEMBRO-AZUL--DOENÇA-DE-CHARCOT-MARIE-TOOTH-amigos-cadeirantes-02

Com essa finalidade, a Associação Brasileira dos Portadores de Charcot Marie Tooth (ABCMT), convida todos a divulgarem a Campanha Setembro Azul.

O evento é realizado, anualmente, em vários países com o objetivo de chamar a atenção e alertar sobre a Doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT). No Brasil, as atividades são organizadas pela ABCMT nas principais capitais e algumas cidades do interior.

A ABCMT foi fundada em Ribeirão Preto/SP, no dia 16 de junho de 2011 com o apoio do Dr. Wilson Marques Junior – profundo conhecedor e pesquisador da CMT, responsável pelo setor de Neurogenética e pelos laboratórios de DNA e de Eletromiografia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP). É uma associação civil, sem fins lucrativos, dedicada a disseminar informações sobre as pesquisas e tratamentos em prol da cura da doença e promover a inserção social das pessoas com Charcot-Marie-Tooth (CMT).

Abrindo a Campanha Setembro Azul, este ano realizamos, no dia 03/09 na cidade de São Paulo, o VI ENCONTRO NACIONAL DA ABCMT. Possibilidades e desafios para a convivência com a doença de Charcot-Marie-Tooth[CMT], com o objetivo de reunir, informar e apoiar as pessoas com CMT, seus familiares, amigos e profissionais da área da saúde.

Nesse encontro, contamos com a participação de profissionais renomados esclarecendo vários aspectos que envolvem a doença (físico, emocional, social) e os avanços das pesquisas realizadas no Brasil e no mundo.

Para mais informações, acesse: www.abcmt.org.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui