Neste vídeo você vai conferir as 14 praias mais acessíveis (até agora) do mundo. Praias com planejamento turístico e também com olhar inclusivo!

Vamos começar apresentando alguns projetos de praias acessíveis no Brasil, deixaremos claro que, ainda não contamos com praias 100% acessíveis em nosso país e sim, alguns pontos específicos em cada praia.

Bertioga/SP tem o projeto: Praia Acessível

_0013_Praia-Acessível

O projeto Praia Acessível foi criado em 2010 pelo Governo do Estado de São Paulo, o programa disponibiliza as chamadas “cadeiras anfíbias”, feitas com pneus especiais, que possibilitam o cadeirante cruzar a areia e alcançar o mar em segurança.

Rio de Janeiro tem o projeto: Praia para Todos

_0012_Praia-para-Todos

Com apoio de patrocinadores o projeto integra pessoas com deficiência e de baixa mobilidade à natureza e ao esporte. O sonho é tornar o banho de mar uma atividade simples e acessível à todas as pessoas. A Praia para Todos atende cerca de 50 pessoas por dia e conta com profissionais de educação física e fisioterapeutas.

Em Recife tem o projeto: Praia sem barreiras

_0011_Praia-sem-barreiras

Estar em atividade na praia de Boa Viagem, conta com cadeiras anfíbias, quadra para vôlei sentado, cardápios em Braille e rampa para cadeiras de rodas. Temos muitas outras praias que contam com projetos, busquem maiores informações no site do governo do seu estado. Vale a pena conferir!

Todas as praias que você vai ver a seguir têm um padrão, todas possuem calçadas niveladas, muitas rampas rebaixadas e passarelas que permiti um cadeirante ir até o mar sem pedir ajuda. As que não têm a passarela disponibilizam cadeiras de rodas anfíbias, através de programas sociais e parcerias de ONGs com hotéis que estão de olho nesse público. 

Califórnia/EUA

_0010_Califórnia_EUA

Localizada na costa esquerda dos Estados Unidos, Califórnia possui um litoral perfeito!

Na nossa pesquisa descobrimos que mais da metade do litoral têm preparação para receber deficientes físicos. Destacamos as praias Santa Monica e Malibu. Nelas você vai encontrar passarelas e rampas em toda sua extensão e rampas nos pontos mais bonitos, com comércios preparados!

Virgínia/ EUA

_0009_Virgínia_-EUA

Localizada do outro lado do país, na costa leste dos Estados Unidos você encontra a praia Virgínia Beach, com calçadões abrangentes na grande parte do terreno. Lá você consegue alugar cadeira de rodas anfíbia! 

Pattaya/Tailândia

_0008_Pattaya_Tailândia

Esse é um destino que todo viajante deseja conhecer. Na praia Pattaya você encontra o A-One Pattaya Beach Resort, toda a propriedade tá ligada à rampas que se estende ate o mar, todos os quartos são acessíveis, a praia oferece um calçadão de acesso e rampas. Este é um dos poucos pontos turísticos que oferece acessibilidade na Tailândia.

Loutraki/ Grécia

_0007_Loutraki_-Grécia

A praia Loutraki é localizada na Grécia, com rampas e nivelamento nas calçadas por toda sua extensão. O Sirens Resort dispõe de uma passarela que se prolonga até o mar e também tem quartos 100% acessíveis!

Isla Aguada/ México

_0006_Isla-Aguada_-México

A praia Isla Aguada, localizada no México, local escolhido por um veterano de guerra do Vietnã para construir o Freedom Shores. Um resort desenvolvido 100% para atender deficientes físicos. Com diversas atrações, entre elas destacamos o mergulho, passeios no litoral, táxis preparados e exclusivos. 

Palmares/ Costa Rica

_0005_Palmares_-Costa-Rica

A praia possui um lindo calçadão e rampas de acessos. Porém à atração mais procurada é o Hotel Tranquility Hill, o dono tem a lesão de tetraplegia. Esse hotel é considerando como um dos mais acessíveis do mundo, nele você pode desfrutar de uma piscina que possui passarela de acesso, te dando à possibilidade percorrer por toda à sua extensão.

Hanauma Bay/ Honolulu

_0004_Hanauma-Bay_-Honolulu

Localizada na ilha havaiana de Oahu. Nela você consegue acessar o mar com cadeiras anfíbias e fazer uso de outros equipamentos gratuitamente. Também possui resorts com quartos adaptados e passagem acessíveis.

Cancun/ México

_0003_Cancun_-México

Uma das paisagens mais impressionantes do planeta, Cancun é um dos pontos turísticos mais acessíveis do mundo para cadeirantes. Abundância de calçadões e os resorts oferecem diversas opções de acesso à praia. 

Key Largo, Flórida/EUA

_0002_Key-Largo,-Flórida_EUA.

A praia é acessível através de rampas e passarelas de madeira. No entanto, um dos apelos mais fortes é a possibilidade de praticar snorkeling e mergulho. Barcos possuem elevadores para facilitar a transferência!

Manly Beach/ Austrália

_0001_Manly-Beach_-Austrália

Essa praia é indicada para você que gosta de fazer compras, mega acessível e com uma infinidade de cafés, restaurantes e lojas. Se você deseja entrar no mar, então essa não é a praia certa!

Toscana/ Itália

_0000_Toscana_-Itália

Essa região italiana têm diversas praias acessíveis com: rampas, passarelas e hotéis adaptados, são abundantes nessa meca do turismo.

O mundo tá se tornando muito mais acessível para pessoas que utilizam cadeira de rodas, então devemos sair e aproveitar a vida da melhor maneira possível.

Não se esqueça de curtir e compartilhar esse vídeo para seus amigos. Faça a sua inscrição em nosso canal no youtube para não perder os nossos próximos vídeos!

  • Apresentação| Danny Janssen
  • Edição e Idealização| Paulo Oliveira

GOSTOU DA DICA? 🙂 ENTÃO FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

inscreva-se-no-nosso-canal-para-receber-mais-dicas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui