Cadeirante e carro: As melhores adaptações para seu carro

8
35354

Qualquer deficiente físico que deseja ter uma rotina ativa e saudável, precisa recorrer a algumas ajudinhas de adaptações. Mas antes de procurar um produto ou usar a criatividade para fazer a sua própria adaptação, você tem que conhecer seu corpo, assim vai saber os seus limites e o que é preciso fazer para ultrapassa-los.
O sonho que a maioria dos cadeirantes tem é o sonho de ter seu próprio carro. Os motivos, são muitos, mas o maior é a “facilidade” que um veículo pode nos dar na hora de sair de casa e viver.

Entenda viver como: Trabalhar, estudar, curtir e etc.

Adaptação é liberdade, e liberdade é querer ser um passarinho para as fronteiras do mundo ultrapassar. Tá, passarinho não tem como ninguém ser, mas em quatro rodas (motorizadas ou não) podemos ultrapassar qualquer fronteira.

Introdução feita, agora vamos direto ao ponto para ver as melhores adaptações disponíveis para facilitar a nossa vida na hora de pegar um carro e sair viajando pelo mundo.

Vamos sair de casa e conhecer o mundo!
Vamos sair de casa e conhecer o mundo!


Qual adaptação devo usar?

Essa é a principal pergunta que você deve fazer, essa resposta é encontrada quando você conhece a sua limitação corporal.
-força
Sem força você não aguenta se transferir para dentro de um carro, o que também dificultara no direcionamento do volante.

-movimento
Sem uma boa elasticidade você vai suar antes mesmo de chegar na praia, tentado pegar a cadeira e desmonta-la como se estivesse no pit stop de F1.

-resistência cardiorrespiratória
Se você desmaiar com facilidade não acho uma boa ideia você ficar na direção de um carro.

-controle de tronco
Se você se desequilibra com facilidade ou sua escoliose compete com sua lordose você vai amar nossas ruas. #ironia

Adaptação 01- sistema de elevador

Essa é uma ótima adaptação para a galera que tem pouca força e uma falta maior dos movimentos de membros superiores.
Esse sistema aqui no Brasil é normalmente utilizado (encontrado) nas linhas de taxi adaptados e ônibus.

Normalmente encontrados nos ônibus, mas a maioria quebrados!
Normalmente encontrados nos ônibus, mas a maioria quebrados!

Em países como USA, Canada, Alemanha, França e vários outros governos bem geridos, encontramos vários modelos de elevadores feito especialmente para carros de uso popular. Além de entrar podemos conduzir o carro sem precisar sair da nossa cadeira de rodas, mas, não é uma opção tão boa na forma de conduzir um veículo. Você vai saber porque na próxima adaptação!

Uma ótima adaptação que pode vim prontinha diretamente da fabrica.
Uma ótima adaptação que pode vim prontinha diretamente da fabrica.

Adaptação 02- Rampas

Sim, rampas!
Uma ótima alternativa para entrar e sair de um carro sem precisar sair da nossa cadeira de rodas. Aparentemente é uma adaptação fácil de ser feita, mas tem dois pontos que devem ser considerados antes de recorrer a essa ajudinha.
-Controle de tronco
-Segurança

É uma ótima opção para esse modelo de carro.
É uma ótima opção para esse modelo de carro.

Usando essa opção você consegue entrar com sua cadeira no carro e dirigir sem sair dela. Além da adaptação da rampa tem modificação no assoalho do carro que evita a movimentação da cadeira. Mas a questão de dirigir na própria cadeira além de ser cansativo para seu tronco é um “pouco” inseguro em uma possível batida de carro que qualquer pessoa está sujeita.

Independente da adaptação os modelos dos carros em outros países são mil vezes mais lindos!
Independente da adaptação os modelos dos carros em outros países são mil vezes mais lindos!

Adaptação 03- Banco Rotativo
Como próprio nome já é auto explicativo, não tem muito o que ser dito, a não ser que, essa adaptação é uma das minhas favoritas. Sou tetraplégico e sem nenhum pingo de dúvida é perfeita para nós, com ela podemos ter conforto e uma liberdade maior com a pouquíssima ajuda.
Essa opção é muito interessante também para pessoas que gostam de carros com cabine alta. Podendo fazer a junção de banco rotativo com o sistema de elevador.

Com essa adaptação podemos ter conforto e segurança!
Com essa adaptação podemos ter conforto e segurança!

Confira neste vídeo a junção perfeita com 4 adaptações!

 

Mais uma opção muito valida é a junção do banco rotativo com a abertura de uma das portas inversa, assim obtendo mais espaço para a transferência e facilitando a nossa vida na hora de guardar a cadeira manualmente.

Adaptação mais estilosa? Essa ganha com certeza!
Adaptação mais estilosa?
Essa ganha com certeza!

“Ela é minha favorita porque levo em consideração os fatores conforto, segurança e independência. Se for avaliar apenas independência a adaptação segunda opção é a melhor”.

Não poderia deixar de fora a nossa velha e sempre útil tábua de transferência (multitarefas). Já vi ela de diversos modelos e feitas com diversos materiais, mas basicamente dá para realizar a transferência para o carro com qualquer uma delas, só muda a dificuldade.

Tem muitos outros modelos!
Tem muitos outros modelos!

Uma opção muito interessante é aplicação de uma tábua curta ao lado do banco e retrátil.

Simples mas de grande ajuda para qualquer cadeirante (lesão).
Simples mas de grande ajuda para qualquer cadeirante (lesão).

Mas essa opção não serve de nada quando estacionamos o carro na rua com calçadas sem nivelamento, basicamente só serve quando gastamos um dinheiro com estacionamento, e depende da classe.

Fica a dica para os tetraplégicos que deseja uma pequena ajuda.
Fica a dica para os tetraplégicos que deseja uma pequena ajuda.

Agora você deve estar pensando: De qualquer maneira vou ter que pedir ajuda para guardar a cadeira!
Dependendo da sua lesão talvez precisa de um pouco de ajuda além das adaptações sim, mas é melhor ser um pouco dependente do que totalmente dependente de alguém, não acha?!

Para solucionar esse problema você pode recorrer aos guinchos hidráulicos, atualmente estão sendo usados em vários setores, mas no momento vamos manter as opções no foco do post.

Você pode perceber que a melhor adaptação é vista com a junção de varias em um só carro.
Você pode perceber que a melhor adaptação é vista com a junção de várias em um só carro.

Neste vídeo você pode ver que esse “braço hidráulico” é uma adaptação de deixar a vista ofuscada de tanto desejar.

 

Então é isso meus amigos, espero que gostem das dicas e qualquer dúvida pode me procurar na fan page, no meu perfil pessoal ou manda sua dúvida, sugestão e crítica para nosso e-mail [email protected]

Grande beijo e abraço -Paulo Oliveira

8 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia meu nome é Glaumir Muraca do Lar Padre Euclides(Lar de idosos) de Ribeirão Preto, gostaria de uma ajuda de vocês, estou precisando de orçamentos de um veículo( especificações abaixo) Se souberem e puder dar uma dica de onde encontrar fico grato.
    Recebemos uma verba do Governo e para retirar só apresentando os valores e o estabelecimento. Preciso em nome da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto CNPJ 56.024.581.0001-56 Praça Rio Branco-Centro-Ribeirão Preto, mais carimbo e assinatura para que possamos começar os procedimentos para adquirir o produto.

    -Veículo automotor , motor 1.8, flex, categoria: monovolume,
    com 7 lugares(mínimo 03 lugares c/01 cadeirante), ar condicionado, direção hidráulica e freios abs.

  2. Ola, estou providenciando a documentacao para a compra do carro com as isencoes, alguem poderia me informar se o corolla gli automatico esta na categoria ? pelo o que vejo no site da montadora pelo valor tudo ok R$69960,00 mas o mesmo nao abre o link de opcoes de modelos disponibilizados para a categoria. Abcs a todos.